28/02/2007

Alma pura - e dá pra sujar?!

Alma pura como uma criança! Simples paz no coração! Faz de um ideal, revolução!
Desejo que minhas palavras fossem capazes de aplacar seu sofrimento.
Desejo que meus gestos fossem capazes de apaziguar suas ansiedades.
Desejo que minhas ações fossem capazes de diminuir sua dor.
Apenas desejos...

Muito além de meu poder questionar as razões alheias, como se fossem minhas responsabilidades, como se minhas preocupações alheias não fossem frutos de minhas próprias carências.

Esculpidas em mármore as estátuas tomam vida em minha mente, mas na realidade são pessoas como eu, que estão além de minhas expectativas e anseios.

Incomoda quando as estátuas têm vida própria, ela agem como querem e não como espero, então as aprisiono, e coloco em cada uma o pesado fardo de meu amor condicionado: agindo dessa forma serás recompensado, agindo assim serás punido.

Dizem que aqueles que procuram por coisas finitas são recompensados com coisas finitas.

Assim são as recompensas do mundo, tesouros breves que só tem valor quando comparados entre si. Ingênuas visões entre o que julgamos melhor e o que julgamos pior. Felizmente a existência não faz julgamentos e nos aceita como somos, todos especiais, sem exceções.

Tão especial como 20 Sols nascendo no horizonte, tão especial como um pequeno grão de areia sob o caudaloso rio Gangis.

Se meus desejos não têm força, gostaria ao menos de lhe dizer que sim, existe uma saída.

Sim, suas perguntas têm respostas!

Alma pura como uma criança! E Deus irá recebê-lo pessoalmente nos momentos mais difíceis. Confie e ele próprio transforma as trevas em claridade. É você que tem carregado as más lembranças por tanto tempo. O passado se foi, mas continua muito presente quando insistimos em viver no que se foi.

Coragem, não há mal que não tenha fim, nem tristeza que preencha o inevitável.

Não que o sofrimento não exista, não que devêssemos nos tornar tão frios quanto computadores e robôs, pelo contrário, o magnífico em nós e poder viver todos os extremos, todas as emoções, viver em plenitude.

Apenas tome cuidado para não se apegar, desapego é abandonar a tendência da mente em controlar os fatos, traduzindo, querer sempre o que é bom e condenar sempre o que é ruim.

Essa é a causa do sofrimento, tentar aprisionar a mudança para adequá-la ao que imaginamos ser o melhor.

E assim a vida passa, como um trator demolindo tudo a sua frente, e abrindo espaço para o novo. Quando sentimos pena do que foi demolido nos esquecemos da novidade que vêm chegando, quando exaltamos a novidade, esquecemos do que deu espaço a ela.

Nem tanto um, nem tanto o outro, pelo meio é a forma correta de caminhar sobre a corda, equilibrando-se da direita para a esquerda por sobre o abismo.

Alma pura, um morango silvestre, coloco na boca, hmmmmmmm, que delícia!

Nenhum comentário: