18/03/2014

Guia do desbravador destemido

Quando leio a frase "viajar o mundo" em algum lugar, lembro desse texto que escrevi para um colega que partiu para uma viagem sem destino com a companheira. Resolvi compartilhar.

"Sempre penso que esse negócio de viajar o mundo é exagerado, pessoal tem essa ideia romântica sobre conhecer o mundo se aventurando.

A verdade é que viajar é muito bom, mas enche o saco também! Uma coisa é você pensar nas culturas que vai conhecer, nas pessoas, nos lugares maravilhosos que vai visitar e outra coisa é o dia a dia.

Depois do primeiro mês esse negócio de ficar abrindo e fechando mochila começa a dar nos culhões, você não aguenta mais ter de ir de um lugar pro outro e já tá assado de usar cueca suja, porque não consegue uma lavanderia em Istambul. 

Os pequenos detalhes começam a fazer diferença: você não consegue um colchão legal pra dormir, faz 3 semanas que dorme com dor nas costas, tá comendo montes de comidas diferentes, já ganhou uns 5kg, tá se sentindo roliço, vai fazer o que? Contratar um plano na academia? 

Aí você tem uma diarréia em São Petesburgo, não sabe o nome de nenhum remédio, vai procurar no google não tem sinal de wireless, pensa em arrumar um chip 3G, mas em Mumbai precisa de endereço fixo pra comprar e você não tem, então vai no hospital em Tóquio, só que não consegue ser atendido, porque nenhum médico fala inglês.

Aí pensa, olha pra sua companheira e decide que talvez seja legal se fixar em algum lugar, pra criar um pouco de rotina, só que você não consegue alugar nada por menos de seis meses e o visto de turista termina em 45 dias. Então paga uma fortuna por um apartamento meia boca no mercado paralelo, a privada do banheiro tá vazando, mas você não pode arrumar, porque não conhece nenhum encanador. 

Depois de se ajeitar no apê, pensa em ir no shopping tomar um sorvete, hoje você não quer desbravar o mundo, quer só um sorvete! Mas você não sabe onde fica o shopping, então pega um táxi e pede "shopping", o taxista sacaneia na distância, todo maldito dia algum taxista te sacaneia, mas você vai fazer o que? Comprar um carro? Como? Se a sua carteira de motorista não vale nada na Ásia?

Então você fica chateado, está tendo um dia difícil, quer ligar pra um amigo, tomar uma cerveja, mas você não tem amigos, não tem telefone e em Dubai só pode tomar bebida alcoólica com visto especial, que você não tem.

Por fim olha pro lado, vê a sua acompanhante, que você não aguenta mais ouvir a voz, porque é a única voz em português que está ouvindo nos últimos 3 meses; 7 dias por semana, 24 horas por dia. Você começa a pensar que talvez ela não seja a pessoa da sua vida, pensa em discutir, terminar, mas lembra que está em Sidney, do outro lado do mundo, já pagou duas semanas de hotel, tem duas passagens compradas e não pode simplesmente desistir de tudo.

Enquanto isso, continua postando foto no facebook e no instagram pra falar que tudo é maravilhoso, enchendo de inveja o pessoal que está no ar condicionado do escritório, enquanto você passa um calor infernal em Cartagena, porque a cidade está sem eletricidade mais uma vez (é a terceira vez só hoje).

Apesar de tudo, sei o que você vai dizer que é justamente isso que faz valer a pena. Sim, faz valer a pena pra você, você não é todo mundo. Pare de tentar me vender essa ideia de que viajar o planeta é a coisa mais legal do universo. Talvez sua felicidade esteja aí, talvez não, cada um procura por ela onde acha melhor. Boa viagem!"

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.